terça-feira, 21 de agosto de 2012
O Sucessor interino de Zenawi
Addis Abeba - O vice-Primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, vai assegurar interinamente o poder na Etiópia após a morte do Primeiro-ministro Meles Zenawi, anunciou hoje (terça-feira) o governo etíope.
"Conforme à Constituição etíope, o vice-Primeiro-ministro deverá comparecer perante o Parlamento e prestar juramento", afirmou à imprensa o porta-voz do governo Bereket Simon, acrescentando que o governo está a trabalhar para que o Parlamento seja convocado "o mais rapidamente possível".
"Garanto-vos que tudo está estável", prosseguiu o porta-voz que antes havia anunciado a morte, num hospital no estrangeiro, do Primeiro-ministro, aos 57 anos.
Segundo Bereket, Meles confrontava-se com problemas de saúde "há um ano". Mas "uma das melhores coisas que ele tinha, é que nunca se considerava como doente e que estava sempre disposto a trabalhar, todos os dias e todas as noites," acrescentou.
A data das exéquias deste poderoso entre os dirigentes africanos, aliado chave dos EUA na luta contra o extremismo islamita no Corno de África, não foi anunciada.
"O processo das exéquias vai desenrolar-se segundo plano preparado por um comité que trabalha para o efeito", indicou o porta-voz. Precisou apenas que o país observará "luto nacional" até às exéquias, "em memória do Primeiro-ministro".
Portangol um portal angolano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário