segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Pelas autarquias do Alentejo
Depois das eleições de ontem, a CDU voltou a ser a maior força autárquica do Alentejo com 19 das 47 Câmaras da Região (há 4 anos tinha ganho 14 munícipios) e com 2 das 3 capitais de distrito, Beja e Évora (Portalegre foi ganha por uma candidatura independente).
* No deve e haver autárquico, a CDU perdeu para o PS Vendas Novas (Évora), Nisa e Crato (Portalegre), mas ganhou Beja, Évora, Alcácer do Sal, Vila Viçosa, Cuba e Grândola e Monforte ao PS e Alandroal aos independentes do MUDA.
* O PS que detinha 21 Câmaras perdeu 3 ficando com 18 em toda a região (perdeu Beja, Évora, Alcácer do Sal, Grândola, Vila Viçosa, Cuba e Monforte, para a CDU e Borba para os independentes, mas ganhou Almodôvar ao PSD, Sines, aos independentes, Vendas Novas, Nisa e Crato, à CDU).
* As listas independentes mantiveram a maioria em 4 concelhos, tantos como há quatro anos - com as mudanças de Sines e do Alandroal (em que a lista independente vencedora em 2009 foi impedida de se candidatar pelo Tribunal Constitucional) que foram ganhas pelo PS e pela CDU, compensadas pelas vitórias de independentes em Portalegre (ao PSD) e Borba (ao PS).
* O PSD perdeu duas das 8 Câmaras que detinha na região, uma delas Almodôvar, o único muncicípio a que presidia nos distritos de Beja e Évora, fica apenas representado no distrito de Portalegre.
* A nível distrital, em Évora, a CDU tem 6 munícipios (4, em 2009); o PS 5 (tinha 7), os Independentes, 3 (3).
* Em Beja, a CDU tem 8 (6); o PS 6 (7).
* Em Portalegre, PS 6 (5), PSD 6 (7), CDU 2 (3); Independentes 1 (0)
* No Litoral, CDU 3 (1) e PS 1 (2).
* A nível de votos, saliente-se a vitória expressiva com mais de cinco mil votos da CDU em Évora;
* Os apenas 300 votos que separaram a maioria absoluta da CDU do PS em Beja;
* Os 22 votos que determinaram a vitória da CDU em Moura, um concelho com mais de 13 mil eleitores inscritos;
* A fraca votação do BE em Évora, que apesar de ter tido uma campanha mais expressiva do que há quatro anos, teve apenas mais 200 votos e o facto da lista de Independentes "por Beja com todos" não ter conseguido sequer eleger um vereador.
* De reter também a alta taxa de abstenção no concelho de Évora, que se fixou nos 50,31% (45,48%, em 2009), bem como o elevado número de votos brancos e nulos, 6,14% (2,75%, em 2009)
Post de Carlos Júlio, da TSF, no http://acincotons.blogspot.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário